Gerir um restaurante na beira da estrada pode ser um pouco mais complicado do que você imagina. Por isso, você deve administrar bem o seu negócio, para que ele continue rentável, bem como conquistar e fidelizar clientes. Nesse artigo te ajudaremos a gerir um negócio de restaurante de beira de estrada!
A maioria dos donos de restaurantes acreditam que para ter um restaurante lucrativo basta servir comida gostosa, porém só isso não será suficiente – O sabor da comida e o bom atendimento é algo básico. Além da boa comida, você precisa transformar seu restaurante em uma marca em que as pessoas possam confiar.
Para te ajudar a gerir o restaurante de beira de estrada, o que você deve considerar?
Com estas dicas, além de muito trabalho e dedicação, você terá a melhor chance de fazer sucesso em seu restaurante de beira de estrada. Quer saber mais? Continue lendo e aprenda como transformar seu restaurante em um sucesso.
A princípio, tudo o que você precisa para administrar seu empreendimento de forma eficaz é evitar cometer os erros cometidos pelos outros. Por exemplo, muitos empresários mal sucedidos abriram um restaurante na beira de estrada sem fazer uma pesquisa adequada do mercado e dos clientes.
Eles não tinham nenhum plano para lidar com qualquer emergência financeira. A maioria deles não tinha nenhum plano de marketing para a construção da marca, o que é algo que você deve fazer para começar a construir uma reputação para seu negócio. Afinal, uma marca estabelecida pode facilmente afastar a concorrência.
Além disso, pesquise seus clientes-alvo para saber sobre seus antecedentes econômicos, sociais e outros. Descubra mais sobre seus concorrentes. Obtenha respostas corretas a algumas perguntas. Por exemplo, quais tipos de pessoas passam pela rodovia? O tráfego de caminhoneiros é frequente? Quais são meus concorrentes? Onde eles estão? Como se comporta o caminhoneiro na estrada?
Aprender com o erro dos outros fará que você obtenha sucesso de forma mais rápida e fácil.
Estar em conformidade com os códigos de saúde e segurança, assim como com outros regulamentos de serviços de alimentação, é agora mais importante do que nunca. Enquanto todas as empresas exigem licenças e permissões para operar, a área de alimentação é especialmente rigorosa porque você está lidando com produtos que as pessoas consomem.
Por isso, além de obter a licença, você deve mantê-las ativas e dentro do prazo de vencimento. Porque, caso contrário, você pode ter multas ou até mesmo o fechamento do restaurante.
Em síntese, aqui estão alguns dos documentos que você precisará para manter o seu restaurante em funcionamento:
Lembrando que alguns municípios podem exigir menos documentos ou outros documentos além dos listados acima.
Como diz o ditado a primeira impressão é a que fica.
Logo, o seu restaurante de beira de estrada deve ter uma boa aparência e ser convidativo. Isso fará com que os motoristas e demais viajantes se sintam tentados a parar e irão querer conhecer o seu restaurante.
Afinal, não adianta ter os melhores preços e a melhor comida se o seu cliente não conhecer os diferenciais do seu serviço. Além disso, outra coisa importante é ter uma área de estacionamento, banheiros limpos e iluminados. Você deve proporcionar um bom ambiente para o seu cliente, desse modo ele retornará e indicará seu restaurante para outras pessoas.
Preste atenção ao tipo de cardápio e aos pratos que você planeja servir. Por exemplo, servir uma comida regional é mais adequado para um estabelecimento menor. Por outro lado, self-services mais variados podem ser boas opções para quem tem um salão maior – E por consequência, que recebam mais pessoas.
Faça uma pesquisa de quais alimentos o seu público deseja consumir. Lembre-se sempre, você deve agradar ao seu cliente e não a si próprio ou aos seus amigos. As pessoas querem pagar pelos que elas querem comer, não pelo que você deseja comer.
Outra boa dica é testar mudanças no cardápio – Se o seu restaurante está próximo a algum centro urbano, algumas pessoas podem querer retornar diariamente ao seu estabelecimento. Isso só ocorrerá se você souber variar o seu cardápio para continuar atraindo essas pessoas.
Para calcular o valor do custo da sua comida, você deve analisar qual será seu público. Que tipo de pessoas comem em restaurantes de beira de estrada? Esse nicho alimentar é composto basicamente por caminhoneiros e viajantes. Caso seus custos estiverem muito acima do que essas pessoas costumam pagar, você acabará perdendo dinheiro. Além disso, certifique-se de controlar seu estoque, prepare bem os alimentos, evite desperdícios e mantenha os preços competitivos.
Ter bons profissionais trabalhando com você é muito importante. Afinal, eles são responsáveis por boa parte do trabalho pesado. Uma boa cozinheira fará uma comida deliciosa e sem muito desperdício. Garçons educados e rápidos tornam a experiência do cliente muito mais agradável.
Você deve tomar algumas medidas estratégicas para administrar seu restaurante com sucesso. Trate seu restaurante como uma entidade empresarial e o administre de forma profissional.
Saber gerenciar seu fluxo de caixa te dará certa comodidade nas épocas com poucos clientes. Por isso, tenha uma quantia para capital de giro e para manter as despesas do restaurante.
Você também pode contar com serviços de contabilidade, eles farão a parte burocrática e você terá mais confiança ao lidar com seu dinheiro.
Com um restaurante de beira de estrada você não pode depender apenas de clientes recorrentes – Por isso, faça questão de investir em estratégias de marketing. Compre anúncios direcionados em redes sociais e coloque placas chamativas ao longo da rodovia em que seu estabelecimento se encontra.
Desenvolva uma estratégia robusta de marketing para que as pessoas saibam sobre seu empreendimento. Hoje, a mídia social é a ferramenta de marketing mais poderosa – poste uma foto de seu prato especial, clientes se divertindo muito, eventos especiais, ou chefs.
Em todo tipo de negócio ter parceiros é importante. Afinal, eles podem impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. Nesse sentido, considere se associar a um programa de recompensas. O Pegapontos é um programa de recompensas (fidelidade), que atende ao segmento de postos de combustíveis, restaurantes e motoristas. As recompensas do programa são geradas em forma de pontos que são incentivos de compra nos parceiros geradores (habitualmente postos) que podem por sua vez, ser trocados por produtos e ou serviços através de uma rede de parceiros captadores credenciados (restaurantes, lanchonetes, lojas e prestadores de serviço). Leia mais aqui.
Nenhum dado até agora.
O Pegapontos é um programa de recompensas (fidelidade), que atende ao segmento de postos de combustíveis